Está na hora do check-up odontológico?

Apenas 15% dos brasileiros cuidam da saúde bucal periodicamente com um profissional; 11% nunca visitou um dentista. Listamos 4 motivos para você fazer seu check-up odontológico em Curitiba com periodicidade

Você tem uma lista de médicos de rotina? O dentista faz parte dela?

Sabia que apenas 15% da população do Brasil cuida da saúde bucal com um profissional e 11% nem sequer pisou em um consultório odontológico na vida para fazer o check-up odontológico?

Os números preocupantes são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram que é baixíssima a preocupação das pessoas em relação ao cuidado com os dentes. 

Muitos visitam o dentista apenas quando precisam, seja por dor ou por algum acidente, como dente quebrado ou suspeita de cárie. O que pouca gente sabe é que visitar o dentista regularmente não só previne doenças relacionadas à boca, mas enfermidades em todo o corpo.

Check-up odontológico em Curitiba: Periodicidade é importante

“O ideal é que as visitas aconteçam semestralmente, para o check-up odontológico, ou de acordo com o período estabelecido pelo tratamento pelo profissional”, afirma Sergio Correia, dentista com especialização em Implantes e Periodontites em Curitiba. “Alguns focos de placa e de outras sujeiras, cuja remoção é mais complexa, só desaparecem com a limpeza oferecida por um profissional, mesmo com todo o cuidado da limpeza diária em casa”, complementa. 

Durante o check-up odontológico, o profissional analisa as condições da boca, dos dentes, da gengiva, da língua e tudo o que envolve a saúde bucal. Você sabia que a osteoporose, a anemia, o diabetes, alguns tipos de câncer e até a Aids, entre outras doenças, podem ser detectadas inicialmente pelo profissional em uma consulta de rotina?

“Nesses casos, a boca pode apresentar determinados sinais antes mesmo do aparecimento dos sintomas mais característicos das doenças”, explica Correia, dentista em Curitiba há mais de 20 anos.

Pesquisas já indicam a relação entre doenças periodontais e problemas cardiovasculares. As bactérias presentes na corrente sanguínea costumam afetar a boca, especialmente com inflamações. 

“Conhecemos algumas anomalias que podem resultar em doenças graves. Nosso diagnóstico precoce auxilia o paciente, que pode recorrer ao especialista em um estágio inicial do problema, tendo mais chances de tratamento e de cura”, salienta o profissional.

Preventivo na detecção de doenças

Como mencionamos acima, o check-up odontológico pode auxiliar na detecção de inúmeras doenças. Veja algumas das possíveis identificações prévias:

Câncer de boca

O câncer labial ou de boca atinge cerca de 15 mil pessoas ao ano, sendo mais recorrente em homens. O tumor afeta os lábios, as gengivas, a bochecha, o céu da boca, as bordas e embaixo da língua.

“Manter a saúde bucal é uma das formas de prevenção. Infelizmente, a maior parte dos diagnósticos é feita em estágios avançados, dificultando o tratamento”, afirma Correia, especialista em Reabilitação Oral. Dados do Instituto Nacional de Câncer estimam em mais de 6 mil óbitos ao ano decorrentes do câncer de boca.  

HPV

O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus transmitido sexualmente, que infecta as mucosas, entre elas a oral, provocando lesões, rouquidão, manchas, verrugas e placas na mucosa. O diagnóstico é feito a partir das lesões, nódulos rosados ou esbranquiçados, seguido de exames e de biópsia para comprovação.

“A maior parte das pessoas acha que só deve visitar o dentista quando está com dor de dente. Esse hábito tem que mudar. A visita ao dentista deve ser preventiva em todos os sentidos, não remediadora, o que a torna mais objetiva para todos os envolvidos”, diz o dentista.

Sinais para outros problemas

Anemia – A gengiva tem uma aparência mais esbranquiçada.

Aids – Como a enfermidade afeta o sistema imunológico como um todo, a boca costuma sofrer inflamações e ferimentos na mucosa.

Câncer – A doença costuma aumentar a sensibilidade, com pequenos cortes. A leucemia e o linfoma podem fazer com que a gengiva aumente de tamanho e causar lesões, como as verrugas. Além disso, as gengivites também podem ser indicativos da doença.

Diabetes – Pessoas com diabetes contam com um hálito característico, que pode ser percebido pelo profissional. Em geral, a doença também leva o paciente ao quadro de gengivite crônica.

Osteoporose – Geralmente, está relacionada à diminuição da massa e da densidade óssea do paciente e pode interferir em procedimentos, como os implantes dentários.

Esses são alguns exemplos de enfermidades que podem ser percebidas pelo dentista. Em boa parte dos casos, há a necessidade de indicar ao paciente especialistas de outras áreas para a realização de exames mais detalhados, que podem confirmar ou afastar a percepção inicial do dentista.

A melhor forma de evitar qualquer doença é por meio da prevenção. Cuidados básicos de higienização devem ser feitos diariamente e com atenção às partes de difícil acesso com a escova de dentes e com foco especial na língua e com eventuais feridas que surjam na boca e demorem a cicatrizar.

Veja, a seguir, 4 bons motivos para visitar o dentista com regularidade.

4 motivos para visitar o dentista com frequência 

1 – Prevenção – É a chave de tudo! Com as visitas constantes, o dentista tem a oportunidade de encontrar imperfeições e orientar na correção o quanto antes, evitando que os problemas se transformem em uma urgência. Nos check-ups semestrais, o profissional avalia a boca como um todo. “Qualquer anomalia é considerada e levada para análise”, diz. 

2 – Saúde do corpo – Que o dentista cuida da saúde bucal todo mundo sabe. Mas ele é capaz de detectar e prevenir outras doenças! Alguns sintomas, como dores de cabeça, bruxismo, problemas gastrointestinais, também podem ter ligação direta com os dentes e a mastigação. É uma via dupla, que exige atenção do profissional e do paciente. 

3 – Limpeza correta – Por mais que você escove os dentes após todas as refeições, passe o fio dental e o enxaguante bucal diariamente, uma limpeza eficiente mesmo só acontece na cadeira do dentista durante o check-up odontológico em Curitiba. Realizar essa limpeza semestralmente ajuda a não acumular bactérias e tártaros entre os dentes, prevenindo cáries, gengivites e periodontites. 

“A higienização caseira, por mais bem executada que seja, não consegue chegar em regiões profundas da boca, ficando limitada e superficial. Somente o profissional tem capacidade para realizar uma profilaxia completa, o que exige visitas regulares ao consultório”, comenta Correia. 

4 – Bem-estar e autoestima – Quem não quer ficar com um sorriso bonito e bem apresentável? Afinal, este é seu cartão de visitas! Dentes limpos, alinhados e hálito agradável são características de quem mantém seus check-ups odontológicos em dia. 

Consultar o dentista hoje e manter a periodicidade necessária resulta em tranquilidade e mais saúde no futuro.

E aí, já está na hora de agendar a sua visita para um check-up odontológico em Curitiba? Clique aqui e marque um horário com uma clínica e um profissional que se preocupa com a biossegurança no consultório, dando toda a tranquilidade para você manter a sua saúde bucal em dia!