Técnica é muito difundida, mas nada eficaz no que diz respeito ao clareamento dental, que deve ser realizado com géis clareadores
Você já deve ter ouvido falar no clareamento dental a laser, técnica famosa e erroneamente divulgada nos consultórios do Brasil e do mundo. O tratamento promete clarear os dentes por meio de fontes de luz a laser, mas, na verdade, quem clareia os dentes são os géis utilizados no procedimento. O uso dessas luzes de forma errada pode até mesmo ser prejudicial para a saúde bucal devido ao aquecimento causado no processo.
A questão é: por que o clareamento dental a laser é tão divulgado como uma técnica positiva? Há alguns anos, houve uma venda desenfreada de equipamentos para clareamento dental a laser e a nomenclatura, que é muito comercial e ótima para marketing, pegou.
Em pouco tempo, também estava na boca dos pacientes. Por isso, muitos dentistas divulgavam seus “tratamentos inovadores”, com a promessa de agilidade e como se o protagonista fosse o laser. E ele não é!
“Muito se fala em utilizar o laser ou outra fonte de luz durante o procedimento ambulatorial para potencializar a ação dos géis, mas pesquisas comprovam que o laser não causa nenhum impacto no procedimento. Pelo contrário, o fato de aquecer os dentes é até mesmo prejudicial e deve ser evitado, causando reflexos negativos para o paciente”, explica Sergio Correia, profissional que realiza o tratamento de clareamento dental em Curitiba, em seu consultório.
Falta comprovação
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Centro Nacional para a Informação em Biotecnologia dos Estados Unidos (NCBI, na sigla em inglês) fez a seguinte pergunta: “Há algum protocolo de ativação a luz capaz de melhorar a coloração dos dentes quando associado aos géis clareadores?” A pesquisa concluiu que não há qualquer ganho em usar o laser neste processo.
Na realidade, os géis são os responsáveis pelo branqueamento, já que a reação química é tão potente que dispensa o uso de qualquer fonte de luz. “Usamos produtos certificados e de qualidade, que garantem os resultados desejados com a aplicação correta. O mais importante é focar no resultado para o paciente”, salienta o dentista.
Carvão ativado funciona para clarear os dentes?
Outro mito muito difundido entre famosos, o carvão ativado tem um poder alto de absorção, por isso ele dá impressão de limpeza e sensação de dentes limpos. Os dentes realmente ficam mais brancos, principalmente devido à abrasividade do carvão, que ajuda a eliminar a placa bacteriana.
Porém, ao eliminar a sujeira, ele prejudica o esmalte dentário simultaneamente. “Justamente por ser muito abrasivo, o carvão faz com que o esmalte dos dentes perca nutrientes e se fragilize, podendo se desmineralizar”, afirma Correia, que tem algumas celebridades em seu currículo, como a apresentadora Kelly Pedrita, a ex-MasterChef Crisleine e jogadores de futebol.
Mais prejuízos que benefícios
Além de fragilizar o esmalte dos dentes com a perda de nutrientes e minerais, o carvão ativado provoca sensibilidade e pode até causar infecções. “Não existe uma comprovação médica ou científica do benefício do uso de carvão ativado para clarear os dentes. O que se sabe é que ele é extremamente abrasivo e, com o tempo, pode prejudicar a saúde bucal de quem usa”, diz Correia.
O mesmo vale para o laser! Alguns especialistas usam o laser para auxiliar no clareamento dental, alegando redução da sensibilidade. Contudo, dependendo da fonte de luz e do tempo de exposição, pode haver aumento da temperatura pulpar, acarretando justamente no contrário: irritação e hipersensibilidade dental.
“A laserterapia e o uso de laser no clareamento são procedimentos completamente diferentes. O primeiro pode auxiliar nos tratamentos para hipersensibilidade dental, mas, em conjunto com os géis de clareamento, o laser pode ser o causador da sensibilidade”, alerta o profissional, que atende em Curitiba no Batel.
Clareamento dental seguro
Falta de tempo não é mais desculpa para não realizar o tratamento completo de clareamento dental nos consultórios. Hoje em dia, é possível mesclar o procedimento, fazendo uma parte em casa e outra no consultório. Ótimo para quem não dispõe de muito tempo, mas busca os resultados estéticos.
“O clareamento dental é um dos procedimentos mais buscados na Odontologia Estética, pois traz excelentes resultados e devolve a autoestima ao paciente”, comenta Correia.
Após uma avaliação do profissional, ele determina qual a melhor técnica: ambulatorial – realizada em consultório, com aplicação de géis clareadores em duas ou três visitas -, a domiciliar – que consiste no uso de um molde com gel clareador -, ou ainda a mesclada.
“Independentemente da técnica escolhida, é preciso que o paciente tenha responsabilidade e também faça a parte dele, realizando a higienização dos dentes e evitando alguns alimentos muito pigmentados”, diz o dentista. Dentre os alimentos a serem evitados, estão o café, chá, refrigerante, vinho tinto, açaí, molho de tomate e outros.
É possível utilizar outras técnicas, como as facetas de porcelana, para clarear os dentes. Deseja ter dentes mais brancos e bonitos, mas sem que eles percam a força? Procure um profissional capacitado e competente, agende a sua consulta na Clínica Sergio Correia.