Os riscos dos traumas dentários

Dependendo da intensidade e da pressão, dente pode sofrer a perda da polpa, com a necrose pulpar; quedas e atividades esportivas estão entre os principais motivadores do problema em adultos; conheça os riscos dos traumas dentários

Os riscos dos traumas dentários são muito comuns, especialmente em crianças com dentes decíduos (de leite). Mas você sabia que nos dentes permanentes a frequência também é alta? Pesquisas mostram que cerca de 5 milhões de dentes são perdidos ao longo do ano devido a traumas, majoritariamente na população jovem e idosa.   

As atividades esportivas estão entre os principais motivadores dos traumas em jovens, já as quedas são mais prevalentes em idosos. É importante procurar um profissional assim que o trauma acontecer, pois o início do tratamento e as técnicas a serem aplicadas influenciam na manutenção do dente prejudicado.

“Se possível, entre em contato com o seu dentista o quanto antes para uma análise das possibilidades mediante exames de imagem e avaliação da gravidade do trauma”, alerta Sergio Correia, dentista em Curitiba com consultório no Edifício Brasil 500, no Batel.

Consequências

Traumas em dentes decíduos podem acarretar problemas nos dentes permanentes devido à proximidade anatômica do traumatizado com o dente permanente sucessor. Por isso, é preciso analisar a intensidade e força do trauma e o estágio da formação do dente permanente para se avaliar as consequências.

Já na dentição adulta, as complicações podem ser mínimas se o trauma dentário for tratado de forma imediata. Porém, se não for bem analisado, ele pode resultar em lesões mais graves, que necessitem de um tratamento de canal, por exemplo.

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal é um procedimento complexo e temido, que pode ser realizado tanto como prevenção quanto para o tratamento quando um dente está infeccionado. Quando não realizado da maneira correta, pode causar transtornos traumáticos.

No procedimento, o dente é aberto para a realização da limpeza ou para que a polpa dentária prejudicada seja retirada. Esta infecção pode acontecer por inúmeros motivos, como uma cárie profunda ou uma lesão no ápice do dente — consequência de um trauma dentário.

Entre os sintomas que indicam a possibilidade de um canal, estão as dores e as sensibilidades ao frio e ao quente, ao mastigar ou na gengiva do entorno do dente. “Qualquer um desses sintomas já apontam a necessidade de se procurar um dentista, para analisar o caso e prevenir o agravamento do problema”, explica Correia.

Quais os riscos dos traumas dentários?

Ignorar os sintomas acima pode trazer consequências ainda piores, pois, quando um dente sofre um trauma e fica inflamado, é sinal de maior fluxo sanguíneo na região, por isso o inchaço e a dor.

Já quando essa inflamação atinge a polpa, ela inflama, mas não incha, já que suas paredes são mais rígidas. Com esse aumento na pressão dos canais pode-se chegar a necrose pulpar, ou seja, a morte da polpa dentária.

É importante ressaltar que um dente pode morrer após um grande trauma, e o paciente nem sequer sentir dores mais severas. Por isso, é importante se manter atento ao quadro e manter as consultas de rotina ao dentista.

“Esse é um sintoma imperceptível para quem não conhece, porém extremamente grave quando ignorado. A necrose da polpa pode atrair bactérias e fungos que, ao se multiplicarem, podem gerar uma infecção gravíssima. No entanto, esses casos costumam dar pequenas indicações aos pacientes para procurar auxílio profissional”, alerta o especialista.

Medos do tratamento

Apesar de ser um tratamento mais complexo, deixar que os dentes ou a polpa sofra pode ser muito pior. Hoje em dia, o tratamento de canal é mais moderno e seguro, fazendo com que o paciente não sinta dores ou incômodos — é um dos benefícios da odontologia digital.

Como evitar os problemas dentários? Com a boa e velha prevenção, com o uso de protetores bucais e a visita periódica ao dentista, especialmente em casos de trauma dentário!

Quer agendar a sua consulta periódica ou avaliação e evitar os riscos dos traumas dentários? Entre em contato com a Clínica Sergio Correia.