Cuidados devem ser intensos também por parte dos profissionais da saúde; Clínica Sergio Correia adotou os procedimentos recomendados pelo CFO
Em tempos de pandemia da Covid-19, o coronavírus que se espalhou rapidamente pelo mundo, alguns cuidados devem ser tomados não só pela população, mas também pelos profissionais da odontologia, que atendem pacientes diariamente. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) orienta que os dentistas redobrem os cuidados, usando os equipamentos de proteção individual (EPIs) e evitando ao máximo a exposição.
Todo paciente que estiver sintomático deve desmarcar a consulta e procurar ajuda médica. Em caso de indícios do vírus detectados durante a anamnese, o paciente deve ser encaminhado ao atendimento médico já com a observação. É importante questionar se o paciente teve febre, problemas respiratórios, tosse, contato ou esteve em localidades com notificação de transmissão nos últimos 14 dias.
Caso algumas das respostas sejam afirmativas e o paciente apresente temperatura acima de 37,3 graus, o mesmo deve ser colocado de imediato em quarentena, interrompendo o atendimento clínico.
Cuidados dentista Covid-19
Habitualmente, a higienização já é realizada com rigorosidade no consultório odontológico. Agora, a atenção é ainda maior. Mãos bem lavadas antes e depois de retirar as luvas com sabão ou álcool gel 70%. Luvas, óculos e proteção facial são essenciais e devem ser descartados e/ou higienizados a cada consulta. Pacientes também podem usar proteção, como sapatilhas, gorros e óculos de proteção.
Todo o material precisa ser bem esterilizado em autoclaves e uma desinfecção rigorosa do consultório – maçaneta, cadeiras, banheiro, poltronas – deve ser constante com produtos de alto nível, como peróxido de hidrogênio a 0,5%. Na Clínica Sergio Correia, é usado o ácido peracético, que contém o peróxido em sua fórmula e é altamente recomendado para higienização de equipamentos.
O período de incubação do vírus, isto é, do contato ao início dos sintomas, varia entre 5 e 14 dias. Desde já, devem-se evitar as aglomerações e, além de manter a saúde dos dentes em dia, recomenda-se realizar o bochecho com peróxido de hidrogênio a 1% ou lodopovidona a 0,2%, pois a Covid-19 é vulnerável à oxidação.
O principal objetivo da prevenção é enfraquecer a epidemia, preservar a saúde da população, diminuir os danos e as consequências socioeconômicas para o país. Nós estamos fazendo a nossa parte, e você?
Foto de Edward Jenner no Pexels