Pacientes com núcleos metálicos fundidos correm mais riscos de sofrerem fraturas radiculares
As fraturas radiculares são casos comuns nos consultórios odontológicos e as suas causas podem ser as mais diversas: batidas ou pancadas, bruxismo, alimentos duros, enfraquecimento do dente acometido por cárie, infiltrações, entre outros. Porém, o caso mais recorrente tem sido de fratura radicular por núcleos metálicos fundidos.
Os pinos metálicos fundidos foram, durante muitos anos, considerados uma boa opção para a restauração dos dentes tratados endodonticamente. Porém, estudos mostram que esse tipo de reabilitação pode apresentar uma grande desvantagem, aumentando a probabilidade de fratura radicular.
De acordo com as pesquisas, pinos metálicos não possibilitam a dissipação homogênea das forças mastigatórias e, com isso, cria-se uma tensão. Ela pode rotacionar e gerar uma sobrecarga local, o que contribui para a fratura radicular.
As dores são o sintoma mais comum da fratura radicular, mas existem outros meios para o profissional comprovar o trauma, caso dos exames de imagem, como a radiografia panorâmica.
“São muitos os casos de fratura radicular causada por núcleo metálico fundido. Hoje em dia, não se usa mais esse método devido a essas implicações recorrentes”, alerta o dentista Sergio Correia, especialista em Dentística Restauradora.
Você sabe por que os dentes quebram? Saiba mais aqui neste texto!
Melhores opções
Atualmente, com a evolução tecnológica da odontologia, os núcleos metálicos fundidos estão sendo substituídos por materiais mais adequados e que diminuem os riscos de fraturas e de outras consequências para os pacientes.
A utilização de sistemas adesivos para a cimentação dos pinos intrarradiculares é um método que tem se mostrado eficiente e com menos casos de fraturas, tornando-se uma opção mais atrativa nestes quadros.
Fratura dental x fratura radicular
Além das fraturas radiculares, as fraturas dentais também surgem com alta frequência nos consultórios odontológicos.
A principal diferença entre os tipos de fraturas está na sua localidade: enquanto as dentais ocorrem na parte dura e visível do dente, as radiculares acontecem na raiz do dente, envolvendo a polpa ou a dentina.
Quedas, batidas ou alimentos mais duros também são as principais causas da fratura dental, que pode ser parcial, envolvendo somente o esmalte, ou mais grave, quando expõe a polpa do dente e se torna uma fratura radicular.
Quer saber mais sobre as fraturas dentais? Dê uma olhadinha aqui!
Procurar um especialista assim que a fratura acontecer ou o quanto antes é a melhor forma para recuperar o dente de forma saudável e sem traumas. Para prevenir, a utilização de protetores bucais é sempre uma opção recomendada.
Sofreu algum tipo de fratura ou suspeita ter uma fratura radicular? Agende um horário na clínica e cuide da sua saúde bucal!