Alimentos que prejudicam os dentes

Doces, refrigerantes, cafés e bebidas alcoólicas estão entre os alimentos que prejudicam os dentes, causando manchas, lesões e até dentes sensíveis

Visitar o dentista duas vezes ao ano, escovar os dentes após as refeições, passar fio dental e comprar o enxaguante bucal adequado… São vários os cuidados para manter a saúde bucal que todos já conhecem bem. No entanto, não se trata só da higiene, já que é necessário ter cuidado com certos hábitos alimentares, evitando o excesso de alguns alimentos que podem prejudicar os dentes.

Manchas, corrosão dos dentes, aumento da sensibilidade e até a formação de cáries estão entre os problemas que podem surgir com o consumo desenfreado. “A ideia não é excluir esses alimentos da dieta, mas evitar o consumo em grandes quantidades, pois podem acabar interferindo na saúde bucal”, informa Sergio Correia, dentista em Curitiba, que atende em consultório no Batel.

Veja alguns dos alimentos que prejudicam os dentes

Doces

Eles estão na lista das comidas preferidas de boa parte da população, mas precisam ter o cuidado com o excesso. Via de regra, pensando na boa saúde da boca, é interessante escovar os dentes poucos minutos após consumi-los.

“Uma cárie para se desenvolver precisa de resíduos alimentares, bactérias e o próprio dente. Por esse motivo, é importante não ultrapassar 20 ou 30 minutos após a ingestão dos doces para escovar os dentes”, explica Correia.

Nesse grupo, estão presentes as balas, os chicletes e os chocolates. É preciso se atentar às balas ácidas também, que fazem a alegria de tantas pessoas, mas apresentam, além do açúcar, ácidos cítricos, lácticos, considerados potenciais corrosivos piores que o refrigerante.

Por falar neles…

Refrigerantes

Por conterem grande quantidade de açúcares, também contribuem para a formação de cáries. Contudo, os refrigerantes apresentam um risco adicional: a acidez das bebidas afeta de forma negativa os esmaltes, interferindo na coloração natural dos dentes.

Na dúvida de qual faz mais mal, as balinhas ou o refri? Evite os dois!

Cafés e chás

O café é a segunda bebida mais consumida do Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café – atrás apenas da água. Há muitas pessoas que não “sobrevivem” ao cotidiano sem uma xícara de café.

“A pigmentação escura do café e dos chás causa mancha nos dentes se for consumido em excesso”, revela Correia, que realiza clareamentos dentais e trabalha com facetas de porcelana para amenizar manchas e recuperar a coloração natural dos dentes.

A situação piora se as bebidas forem adoçadas com açúcar!

Bebidas alcoólicas

Você tem dentes sensíveis? Talvez um dos motivos para contribuir com o problema seja o consumo de bebidas alcoólicas. Em geral, o grau de acidez faz com que os esmaltes sejam, aos poucos, corroídos, tendo o vinho como um dos principais exemplos desse tipo de atividade.

“As lesões cervicais não cariosas são um agravante dos maus hábitos, como excesso da ingesta de açúcares e alimentos ácidos. São lesões comuns, mas que pouca gente sabe que tem e só vai perceber com a hipersensibilidade”, alerta o dentista, que trabalha com o recobrimento radicular com resina para esses casos.

“Além de recobrir, é preciso identificar a causa e tratá-la, ajustar os hábitos de dieta e analisar tipo de escova, creme dental, se tem bruxismo ou apertamento dentário, entre outros detalhes”, finaliza Correia, que tem mais de 20 anos de experiência.

Esses alimentos que prejudicam os dentes estão no seu consumo diário? Se você está insatisfeito com a coloração dos seus dentes ou enfrenta dificuldades para ingerir alimentos quentes ou frios, saiba que é possível resolver os problemas.

Agende uma consulta na Clínica Sergio Correia.