Em três dias, profissional buscou capacitação em “Urgências Endodônticas e Intrarradiculares estéticos”, ministrado pela professora Erika Clavijo, da Unicamp
Em busca da atualização constante, o Dr. Sergio Correia participou do curso “Urgências Endodônticas e Intrarradiculares estéticos”. Com duração de três dias e ministrado por Erika Clavijo, especializada em Endodontia e com mestrado e doutorado em Clínica Odontológica, ambos as formações pela Unicamp, o curso abordou aspectos relacionados aos quadros clínicos de urgência de natureza endodôntica.
A endodontia visa tratar a estrutura interna do dente, conhecida como polpa dentária. Para muitos pacientes, há uma confusão com a periodontia, mas essa especialidade atua na gengiva — em casos mais graves, também pode atacar a estrutura e a sustentação dos dentes. No entanto, são áreas distintas.
Se as cáries atingirem a polpa dentária, há necessidade de procurar um profissional capaz de tratar deste problema, com a abertura do dente e a remoção da área contaminada, seguindo os cuidados necessários. Além das lesões de cáries mais profundas, a endodontia pode ser usada para tratar fraturas ou traumas dentários, com foco na manutenção do dente.
“A conduta do cirurgião é muito importante nesse tipo de situação, pois há a necessidade de determinar as prioridades em relação à urgência desses casos. O protocolo correto é fundamental para o sucesso do tratamento”, explica Correia, que atua com casos de endodontia em Curitiba.
“O curso foi muito interessante, pois além dos aspectos técnicos, foi possível ver na prática qual a maneira certa de atuar na confecção dos pinos anatômicos e na cimentação. A preocupação é com a saúde do paciente, mas com a execução de um trabalho que tenha qualidade estética”, ressalta.
Um desafio: os retentores intrarradiculares
Planejar a reabilitação de dentes que passaram por tratamentos de endodontia é um desafio para muitos profissionais. O motivo? Esses dentes ficam mais enfraquecidos e sofrem com problemas estruturais – por terem suas raízes afetadas, o que favorece uma redução de sua resiliência e uma tendência a se esfarelar com o tempo, exigindo mais atenção.
Para esses casos, indica-se o uso dos chamados retentores intrarradiculares. São estruturas de fibra de vidro ou de resina usadas para contribuir para o fortalecimento da estrutura dental, ampliando a taxa de sucesso de implantes e outros tipos de tratamentos. Um dos cuidados no uso desses tratamentos está justamente no aspecto estético desse procedimento – mais do que a saúde, os pacientes buscam recuperar a sua autoestima.
Endodontia em Curitiba
Embora o período seja curto, o curso abordou uma série de aspectos considerados importantes na realização desse tipo de tratamento. Além disso, foram apresentados diversos casos clínicos para ilustrar e exemplificar as diferentes indicações para os retentores intrarradiculares e uma aula prática para confeccionar essa estrutura com resina composta. Outros pontos discutidos.
– A importância da anamnese e da consulta inicial
– Seleção de anestésicos locais e de medicação em consultas de urgência
– Protocolo para consultas de urgência
– Dor de origem pulpar e perirradicular
– Indicação do preenchimento com resina composta em dentes com tratamento endodôntico
– Indicação dos retentores intrarradiculares
Está buscando um dentista com conhecimento em Endodontia em Curitiba e em constante aperfeiçoamento? Entre em contato com o Dr. Sergio Correia e agende já a sua consulta.