Facetas de Porcelana: Tratamento deve ser bem feito para harmonia no sorriso
Pacientes que buscam pelo tratamento com as facetas de porcelana no Batel, em Curitiba, ou por outros procedimentos estéticos, primam pela perfeição e naturalidade dos dentes. Mas, algumas vezes, o resultado pode ser um tanto estranho, como no caso do cantor Nego do Borel, que postou uma foto há alguns anos com o jogador de futebol Neymar e recebeu uma enxurrada de mensagens questionando o excesso da brancura dos dentes de ambos. Será que nesse caso o tratamento foi bem sucedido?
“A naturalidade do resultado ocorre devido a análises prévias ao tratamento. É preciso estudar a estrutura dos dentes e a anatomia do rosto para finalizações satisfatórias e naturais”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba com experiência na Odontologia Estética.
Além de tratar a coloração dos dentes, as facetas de porcelana podem ser aplicadas para corrigir outras imperfeições, como dentes espaçados ou pequenos.
Trabalho artesanal
O trabalho para a construção das facetas é artesanal, sendo individual e exclusivo para cada paciente. A parceria com um protético profissional é fundamental para o bom procedimento. “Realizamos a moldagem para apresentar ao paciente, que pode visualizar o resultado antes mesmo de se submeter ao tratamento, podendo fazer ajustes, se necessário”, afirma Correia.
Essa técnica traz mais segurança ao profissional para realizar o tratamento e mais satisfação ao paciente, que tem a possibilidade de prever como o sorriso ficará. Outro benefício relevante das facetas de porcelana é a rapidez e a longa durabilidade, fazendo do tratamento ideal para aqueles que não dispõem de muito tempo. Mas, mesmo que elas quebrem ao longo do uso, seja por um acidente ou fratura, as facetas de porcelana têm conserto.
Facetas de porcelana x cirurgias plásticas
As facetas de porcelana se tornaram um dos procedimentos estéticos mais buscados pela população, mesmo em uma comparação com outros procedimentos, como as cirurgias plásticas.
Desde 2017, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o número de duas das cirurgias estéticas mais procuradas no Brasil – implantação de próteses de silicone e lipoaspiração – cresceram 10%. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), no mesmo período, as facetas de porcelana tiveram acréscimo de cerca de 300% na procura.
A tendência do mercado é de constante crescimento. Um levantamento da Research and Markets aponta que aproximadamente US$ 35,7 bilhões serão movimentados até 2023 na odontologia mundial, e o Brasil é um dos países no topo da lista, ocupando a quarta posição.
Veja aqui os principais mitos das facetas de porcelana!
Atenção do paciente
Embora as facetas de porcelana sejam um procedimento seguro, eficaz e minimamente invasivo, é preciso que o paciente tome alguns cuidados para realizar um tratamento com segurança e obter os melhores resultados. A primeira atenção deve estar na escolha de um profissional experiente e responsável.
“É preciso respeitar as características do rosto do paciente, a coloração dos dentes para que o resultado seja o mais natural e harmônico possível, atingindo o objetivo desejado desde o início do projeto”, revela o dentista, que é membro da SBOE.
De acordo com Correia, os profissionais têm a obrigação de solucionar outras questões antes de realizar as facetas de porcelana. “Não se pode nem sequer pensar em realizar o procedimento se houver algum tipo de infecção e cáries. As necessidades de saúde superam os interesses estéticos, mesmo sabendo do benefício que a técnica pode trazer à autoestima do paciente”, ressalta Correia.
Interessado em realizar o procedimento de facetas de porcelana no Batel, em Curitiba? Entre em contato com a gente, teremos prazer em atender você.