Material traz inúmeras vantagens para a saúde do paciente, auxiliando no processo de aceitação do implante e no pós-operatório
O implante dentário é um dos procedimentos mais procurados na Odontologia, seja visando a estética ou a retomada da funcionalidade de todos os dentes. Para isso, o uso de materiais certificados e de qualidade é imprescindível para a não rejeição do implante e sucesso do procedimento. Nessas duas áreas, o implante dentário de cerâmica se garante.
“Buscamos sempre marcas de reconhecimento no mercado, alta qualidade no que produzem e grande aceitação por parte dos pacientes. Por isso, há anos estamos com as linhas da Neodent, do Grupo Straumman, em tudo que está relacionado aos implantes dentários”, afirma Sergio Correia, dentista responsável pela clínica com seu nome.
Implante Zi
O último lançamento da marca aconteceu durante o Neodent Congress e foi o implante Zi (Neodent Ceramic Implant System), desenvolvido por equipes brasileira, suíça e alemã, seguindo as tendências do mercado e as demandas dos profissionais de Odontologia.
Feito de material cerâmico, a zircônia, o implante branco tem um diferencial estético, já que imita ainda mais o dente. Ele é uma opção para todos os pacientes que se incomodam com a estética de um implante dentário em titânio, sendo ideal para os que têm fenótipo fino gengival, isto é, gengivas finas.
Implante cerâmico x implante titânio
Os implantes em titânio são a grande maioria no mercado atualmente. E são extremamente seguros e confiáveis, feitos de material puro, que garante durabilidade e conforto ao paciente.
Porém, pacientes alérgicos – o que é extremamente raro frente ao titânio – ou que desejam um tratamento livre de metais têm uma boa alternativa no mercado com o implante dentário de cerâmica. Assim como o titânio, o material é biocompatível e hipoalergênico, não trazendo consequências negativas ao paciente.
Mas, além das vantagens estéticas e na adaptabilidade, o implante dentário de cerâmica apresenta alguns pontos positivos em relação ao de titânio, pois o material não libera nenhum tipo de substância, sendo anticorrosivo, antioxidante e sem causar nenhuma toxicidade ao organismo.
Como é um material relativamente novo, não existem estudos ainda de longo prazo para afirmar se os implantes cerâmicos são mais duráveis que os de titânio, mas, o que já se conhecimento, é de uma boa durabilidade e resistência de ambos.
Cirurgia guiada para implante
O uso de um guia cirúrgico para proporcionar um procedimento de implante dentário sem cortes e com melhor recuperação é possível tanto com o implante de titânio quanto com o cerâmico de zircônia.
A cirurgia guiada é um procedimento totalmente planejado e previsto. Com isso, há certeza de que os resultados estarão dentro daquilo que o paciente espera. E o melhor: com total aceitação e adaptação do paciente ao implante e um pós-operatório mais confortável.
Qual tipo de implante escolher?
Certamente, seu implantodontista mostrará todas as opções disponíveis, apontando vantagens e desvantagens, que incluem adaptação, durabilidade, resistência, recuperação, valor, entre outros. Essa discussão é importante, principalmente expondo quais os anseios e necessidades do paciente em relação ao tratamento.
O que podemos afirmar é que todos os materiais adotados na Clínica Sergio Correia passam por inúmeros testes, estudos e análises, garantindo que são aptos para as funcionalidades que oferecem, como restabelecer uma qualidade de vida com a volta da funcionalidade dos dentes, além de apresentar uma estética agradável, melhorando a autoestima do paciente.
A Clínica Sergio Correia conta com os implantes de titânio e de cerâmica zircônia em seu consultório, além da possibilidade de realizar o procedimento por meio de cirurgia guiada.
Ficou interessado e quer saber mais? Entre em contato.