Quadro não é comum, mas podem acontecer inflamações e infecções após a retirada de dentes; Veja como prevenir e o que fazer caso aconteça
Extrair um ou mais dentes muitas vezes é necessário, seja no caso da retirada de siso, comum entre os adolescentes e os adultos, ou ainda uma extração programada para um tratamento.
O que não é comum são infecções e inflamação após a extração de dente, e até mesmo a alveolite, que é mais rotineira, mas também pode ser evitada.
Mas primeiro: você sabe o que é alveolite?
Alveolite
O termo se refere à exposição dos nervos e dos ossos após a extração de dente devido ao deslocamento do coágulo que protege a região. Funciona basicamente assim: após a retirada do dente, o corpo forma um coágulo de sangue no local para proteger as terminações neurais e ósseas.
Quando esse coágulo é removido, se desloca ou não é formado por completo, as partes ficam expostas para infecções.
São sintomas da alveolite:
– Dores intensas;
– Desconforto na região e na face;
– Febre;
– Mau-hálito.
A alveolite pode ser de dois tipos:
Seca, quando o coágulo não se forma ou é removido por decorrência de trauma ou falta de cuidado do paciente ao cuspir ou fazer bochecho;
Ou úmida, quando o alvéolo fica com pus e infecciona, situação comum em fumantes, pois há aumento da probabilidade de agravamento.
“Fazemos recomendações após a extração do dente justamente para que episódios assim não aconteçam, como quadros infecciosos, inflamatórios e a própria alveolite, que pode resultar em traumas mais sérios”, analisa Sergio Correia, dentista em Curitiba que realiza diversos procedimentos de extração de dente em seu consultório.
Atenção com a inflamação após extração de dente!
Entre as recomendações do profissional, principalmente para os primeiros cinco dias após a retirada do dente, estão:
– Repouso: pode parecer exagero, mas realizar atividades físicas ou esforços exagerados após a retirada do dente pode causar a inflamação;
– Alimentação: prefira alimentos frios ou gelados, evitando altas temperaturas na boca; o uso de canudos não é recomendado, pois a força para sugar pode ser prejudicial;
– Higienização: escove a região com cuidado, certifique-se de que o enxaguante bucal não contém álcool e procure não fazer muita força no bochecho;
Quer aprender a escovar os dentes de forma correta? Dá uma conferida aqui.
– Não fume ou consuma bebidas alcoólicas: ambos prejudicam o processo de cicatrização e de recuperação, retardando a regeneração do tecido.
Inflamou, o que fazer?
Além de comunicar rapidamente ao dentista, caso haja sangramento é possível pressionar o local com uma gaze limpa para estancar o sangue, repetindo o processo a cada 15 minutos até diminuir o fluxo sanguíneo.
Em caso de inchaço e dor forte, tome os remédios indicados pelo profissional e faça compressas frias de tempos em tempos. Lembre-se também de beber água e bebidas mais naturais e geladas.
Precisa retirar um dente ou seu processo inflamou após a extração? Agende uma consulta!