Mau hálito, herpes e mononucleose são alguns dos problemas que aumentam durante este período de folia; saiba como cuidar da saúde bucal no carnaval
Durante a maior festa popular brasileira — o nosso carnaval –, é importante não descuidar da boca, afinal, ela pode ser a porta de entrada para diversas doenças.
Sabemos que em meio à curtição e à folia, poucas pessoas se lembram de escovar os dentes, passar fio dental ou usar enxaguante todos os dias. O problema é justamente manter a saúde bucal no carnaval e isso ganha ainda mais importância.
Nós vamos explicar o porquê na sequência.
Maiores as chances de doenças bucais
E os motivos para dar uma atenção maior à saúde bucal são diversos:
- aumento no consumo de álcool;
- maior ingestão de petiscos e de outros açúcares;
- menor hidratação com água – com isso, menos produção de saliva;
- sem falar na higienização, que fica para “a hora que der”.
A consequência disso é um maior acúmulo de restos de comida na boca, bactérias e formação de tártaro; mau hálito – seja pela falta de higienização ou pelos longos períodos sem alimentação; e uma maior probabilidade de pegar as doenças relacionadas ao momento, como a mononucleose, a herpes labial ou mesmo uma gripe ou outra enfermidade viral.
Saúde bucal no carnaval: doenças recorrentes
Como dissemos acima, a mononucleose e a herpes labial são as ocorrências mais comuns neste período.
A mononucleose – também conhecida como a doença do beijo – é transmitida pelo Epstein-Barr, vírus presente no corpo de mais de 90% da população do mundo. A transmissão é feita por meio da saliva, seja pelo contato direto ou compartilhamento de copos e de outros materiais.
Os sintomas podem acometer o corpo inteiro, com dores de garganta e pelo corpo, um aumento do cansaço, ínguas inchadas e feridas na mucosa interna da boca.
Já a herpes, também viral e contagiosa, se manifesta por meio de bolhas que ardem e incomodam os lábios.
Esse vírus não tem cura e fica adormecido no corpo, se manifestando em situações de estresse, baixa imunidade, falta de hidratação, exposição intensa ao sol, entre outras condições.
Veja aqui outras lesões bucais e o que fazer para ficar longe delas!
Cuidados necessários
Claro que é possível se divertir no carnaval tomando as precauções devidas. Vamos dar uma ajudinha com algumas dicas:
– Beba bastante água
Além de minimizar os efeitos do álcool no corpo e manter o corpo hidratado, beber água ajuda na produção de saliva, evitando a boca seca e o mau hálito.
– Hidrate os lábios
A exposição constante ao sol e ao calor, comum nesta época de verão, deixa a boca mais ressecada. Por isso, além de abusar na ingestão de água, capriche no uso de protetor labial (e solar) para evitar a irritação dos lábios e o surgimento de herpes.
– Cuide da alimentação
Sabemos que é difícil pensar em dieta nesta época, mas tente controlar a alimentação para não abusar todos os dias. Intercale sempre alguma fruta – a maçã é ótima para limpar os dentes devido à sua adstringência.
– Higienize os dentes
Fala comum, mas necessária: sempre que se alimentar, escove os dentes. Mantê-los limpos é tarefa que não deve tirar folga no carnaval. Sendo assim, escove os dentes após as refeições, use fio dental e enxaguante antes de dormir.
E boa folia!
Não dizem que o ano começa depois do carnaval? Na volta do feriado, não deixe de agendar o seu check-up periódico, para que o dentista possa conferir se está tudo em dia com a sua saúde bucal!