Falta de higiene bucal nos homens pode causar inúmeras doenças, inclusive câncer; técnicas modernas, odontologia estética especializada e outros procedimentos agradam até os mais resistentes
Não é novidade que as mulheres cuidam mais da saúde de forma geral que os homens. O Programa Nacional de Saúde (PNS) mostra, em todas as suas edições, que a proporção de mulheres que procuram por médicos é maior que a de homens. Especialistas alegam que, via de regra, os homens só procuram ajuda médica quando o problema já existe, enquanto mulheres se preocupam mais com a prevenção.
O problema se agrava quando a propensão a doenças é maior para homens, caso do câncer de boca. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer bucal apresentou mais de 15 mil novos casos em 2022 — desse total, mais de 10 mil em pessoas do sexo masculino.
Alguns fatores influenciam para esse aumento, como o tabagismo, a alta ingestão de bebidas alcoólicas, o sobrepeso e a obesidade, a exposição ao sol sem proteção, a infecção pelo HPV. Além deles, há a má higienização bucal, que pode atrair outras infecções e desencadear casos mais graves, prejudicando ainda mais a saúde bucal nos homens.
A visita ao dentista periodicamente, inclusive, auxilia na detecção precoce de doenças, tendo em vista que elas começam como manchas, placas e nódulos, muitas vezes, vistos pelo profissional no momento da consulta.
Odontologia estética para homens
Apesar do baixo interesse dos homens pela saúde, na Odontologia Estética houve um crescimento da procura por tratamentos para melhorar a estética bucal.
“O que antes tinha uma predominância feminina, agora atrai diversos homens, que procuram tratamentos não só pela estética dos dentes, mas também pela autoestima e bem-estar”, relata Sergio Correia, dentista membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).
Os tratamentos da Odontologia Estética, principalmente a funcional, têm como objetivo corrigir dentes fraturados, amarelos ou manchados, deixando-os mais semelhantes ao natural. Estão na mira dos homens procedimentos como implante dentário, as facetas de porcelana, os clareamentos dental e gengival, entre outros.
“Os tratamentos em conjunto, como as facetas e um clareamento, por exemplo, potencializam os resultados, principalmente quando os dentes apresentam manchas muito escuras ou em grande quantidade”, afirma Correia, que usa essas técnicas em seu consultório no bairro Batel, em Curitiba.
Outros procedimentos requisitados são os demais clareamentos, como o gengival, as restaurações e as técnicas específicas, como a gengivoplastia, que faz o contorno gengival nos dentes, seja aumentando ou diminuindo sua espessura ou cobrindo raízes a mostra.
“Todos os tratamentos são indicados após análise completa das necessidades e do perfil do paciente, além de uma anamnese detalhada e exames complementares”, diz Correia.
Seja pela odontologia estética ou por qualquer outro procedimento, que tal aproveitar para uma avaliação do sorriso? Agende uma consulta na Clínica Sergio Correia, em Curitiba.