Janeiro branco: a relação entre saúde mental e bucal

saúde mental e bucal

A campanha visa conscientizar a população sobre a saúde mental e a qualidade de vida; estar em dia com a saúde bucal tem muita influência sobre o bem-estar de cada um

O primeiro mês do ano se destaca pela campanha Janeiro Branco: um período de conscientização e esclarecimentos sobre os benefícios de estar com a saúde mental em dia e de manter uma boa qualidade de vida. 

Ter uma boa saúde mental é extremamente importante em diferentes sentidos da vida, tendo em vista que ela influencia tanto no dia a dia quanto no surgimento de doenças de perfil psicológico, como a depressão.

A relação da saúde mental com a saúde bucal é uma via dupla: uma prejudica ou beneficia a outra, dependendo do seu estado. 

Por exemplo, a saúde mental prejudicada pode afetar a saúde bucal também, com uma menor atenção à higienização e aos cuidados necessários. Ao mesmo tempo, caso os dentes estejam com problemas, isso pode ocasionar períodos de tristeza, de estresse e de desânimo.

Por isso, é fundamental manter a saúde mental e bucal em dia e alguns cuidados podem ajudar nesta tarefa. Acompanhe o restante do texto para saber mais.

Qual o impacto da diabetes para a saúde dos dentes?

Janeiro Branco: cuidados emocionais

Lidar com as questões emocionais nem sempre é fácil. Uma notícia ruim, a descoberta de uma doença, a perda de um emprego… Tudo isso são questões que, de uma forma ou outra, afetam a mente e o dia a dia de quem experimenta esses acontecimentos.

Todas essas adversidades podem desencadear quadros depressivos, de tristeza ou infelicidade. Na prática, estresse, ansiedade, transtornos alimentares e até mesmo a depressão podem interferir em outros aspectos da saúde e levar ao abandono dos cuidados pessoais e com a saúde como um todo, inclusive da bucal. 

Deixar de escovar os dentes, de passar fio ou fazer uso de enxaguante, postergar a profilaxia, sentir dores e não procurar o profissional são alguns dos sintomas que não podem ser ignorados. Dessa forma, o acúmulo de placa bacteriana, o surgimento de cáries e as inflamações e infecções tornam-se inevitáveis.

“É fundamental que se busque ajuda profissional antes de deixar que coisas assim aconteçam. Muitas vezes o paciente não percebe, mas é possível contar com a ajuda de amigos e familiares para combater esse quadro”, alerta o dentista e especialista em Periodontia em Curitiba Sergio Correia.

Mesmo que a ajuda seja procurada, é preciso ficar em cima em relação à higienização dos dentes, afinal alguns medicamentos podem ser bastante agressivos para a dentina e a gengiva, além da diminuição salivar.

Atenção com a saúde bucal

Como dissemos anteriormente, a via é dupla quando o assunto é saúde mental e bucal: se uma não está boa, a outra consequentemente e bem possivelmente também não estará. Assim sendo, é imprescindível estar atento a ambas.

Os cuidados com os dentes incluem uma boa e completa escovação, além da visita periódica ao dentista para o check-up e a limpeza. Você sabia que muitas doenças podem ser detectadas ao visitar o profissional?

Ao mesmo tempo, ir atrás dos tratamentos necessários para ter uma boa saúde bucal, como um implante de um dente faltante ou a retirada de um siso que pode estar atrapalhando o trabalho dos demais. Inclusive, não se deve deixar de procurar o dentista ao sentir quaisquer dores nos dentes.

“O resgate da autoestima e do bem-estar está diretamente ligado à saúde mental. É preciso trabalhar os dois para estar em harmonia e felicidade com si mesmo”, afirma o profissional.

Importância da escolha do profissional

Além de tratar dos problemas e prevenir o surgimento de novos, é preciso procurar por profissionais qualificados, com certificações e competências. Não à toa, muitos dos casos recebidos nos consultórios são erros de outros profissionais, normalmente menos qualificados e com preços mais atrativos.

“Nós não estamos aqui para julgar o trabalho dos outros, mas não raro recebemos pacientes de outros profissionais com trabalhos iniciados que não deram certo. O famoso barato que sai caro! Por isso, é preciso procurar por locais com boas tecnologias, além de profissionais atualizados, para evitar aborrecimentos durante o tratamento”, alerta Correia.

Conheça a última aquisição da Clínica Sergio Correia, o moderno Scanner Sírios.

Pacientes que exigem atenção especial, como os com fobias ou outros transtornos, também devem estar atentos ao local para tratamento. Alguns equipamentos da Odontologia Digital podem auxiliar durante o procedimento, como a anestesia computadorizada ou o próprio scanner para moldes digitais.

Procurando por uma clínica odontológica em Curitiba que alie modernidade, tecnologia e um atendimento humanizado, pensando na sua saúde mental e bucal? Agende seu horário na Clínica Sergio Correia, localizada no coração da capital paranaense.